Compartilhe
Pin It

Abinoan Santiago, em colaboração para CNN

Foliões de todo o Brasil estão em contagem regressiva para uma data que ainda não tem previsão de chegada: o Carnaval 2021.

carnaval salvador120121Multidão nas ruas de Salvador, capital da Bahia, durante Carnaval Foto: Prefeitura de Salvador/ Divulgação

Com a pandemia do novo coronavírus, as cidades onde ocorrem as principais festas cancelaram ou suspenderam os eventos para não causar aglomeração e evitar a proliferação da Covid-19.

A certeza é de que em fevereiro, mês previsto para o Carnaval, entre os dias 13 e 16 em 2021, a festa não acontecerá em Belo Horizonte, Florianópolis, São Paulo, Salvador, Recife e Rio de Janeiro.

As cidades ainda avaliam se vão transferir os pontos facultativos para outras datas. 

Belo Horizonte

Na capital mineira, o Carnaval está suspenso. A cidade – que tem como forte o desfile de blocos – informou à CNN que seguirá o calendário definido por Salvador e Rio de Janeiro.

“Ainda não há nenhuma definição e o diálogo permanece constante com toda a cadeia produtiva do Carnaval. A decisão de uma nova data depende das condições sanitárias acompanhadas pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 da prefeitura além de medidas que possam garantir a segurança dos foliões”, disse a PBH em nota.

Também estão suspensas as festas particulares, independentemente do uso de espaços públicos ou privados.

“Não há nenhuma previsão legal para realização de festas em clubes, casas de festas ou em outros espaços e eventos que estão com os alvarás suspensos”, garantiu.

Sobre o feriadão, a prefeitura informou que uma eventual transferência dos pontos facultativos ainda será discutida pelo município.

Florianópolis

Com tradição no Sul em desfiles de escola de samba, Florianópolis também atrai turistas na data em razão das praias na ilha.

De acordo com a prefeitura, já está decidido que a festa está vetada para 2021, tanto em relação ao evento das agremiações no sambódromo quanto aos blocos de rua. 

O anúncio do veto foi em 21 de dezembro pelo prefeito Gean Loureiro (DEM). A prefeitura afirma que as festas “não devem acontecer, enquanto a população não é vacinada”. O feriadão está mantido.

São Paulo

Em São Paulo, a prefeitura diz que o Carnaval 2021 não está cancelado, mas condicionada a festa “à imunização da população contra a Covid-19 e, por conta disto, não há uma data definida”.

Em nota, a cidade informou que já articulou conversas com Salvador sobre a definição de uma data conjunta.

“A ideia é estender as tratativas para outros centros carnavalescos como as cidades de Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife, para que o Carnaval 2021 possa acontecer em todas as cidades brasileiras na mesma data, mantendo a tradição cultural e sua potência turística”, explicou.

Salvador

Conhecido pelos desfiles de blocos na orla, Salvador anunciou  a suspensão do Carnaval 2021 enquanto não existirem condições sanitárias adequadas, sobretudo, a disponibilização de uma vacina contra a Covid-19.

É o mesmo posicionamento adotado em 27 de novembro pelo então prefeito ACM Neto (DEM).

“Sobre a manutenção da data como feriado ainda não há resolução”, afirma a nova gestão, de Bruno Reis (DEM).

Em Salvador, a prefeitura ratificou que não existe permissão para realização de festas.

Recife

O frevo em Recife não acontecerá em 2021 em razão do decreto anunciado em 17 de dezembro de 2020 pelo governo de Pernambuco, que cancelou a atividade em todo o estado.

O prefeito João Campos (PSB) reunirá na quarta-feira (6) com seu secretariado para “discutir como amparar toda a extensa cadeia produtiva e criativa tradicionalmente envolvida na realização do maior e mais autêntico ciclo festivo da cidade, diante do cancelamento da festa”.

A mesma decisão abrange as festas particulares. Já quanto ao feriado, o calendário está mantido.

Rio de Janeiro

A RioTur, pasta responsável pela festa, informou apenas que ainda não existe uma definição da data para o Carnaval 2021. A certeza é de que não será em fevereiro.

A autarquia afirma que, “em breve”, o prefeito Eduardo Paes (DEM) anunciará as medidas a serem adotadas sobre a festividade, em alinhamento com as entidades de escolas de samba e blocos.

 

 

 

 

FONTE: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/2021/01/05/cancelado-ou-adiado-saiba-como-a-covid-19-mudou-o-carnaval-no-brasil-em-2021

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

CULTURA E ARTE

Cancelado ou adiado: saiba como a Covid-19 mudou o Carnaval no Brasil em 2021

ESPORTES

América-MG e Chapecoense garantem vaga na elite e Série B tem 11 times na briga por 2 vagas

Por Redação do ge — Recife Times mineiro e catarinense não podem mais ser alcançados nas quatro rodadas restantes por...

Análise: Palmeiras flerta com tragédia cinematográfica, mas sobrevive ao River no fim

Por José Edgar de Matos — São Paulo  Weverton e a correção de decisões do árbitro pela tecnologia impediram uma noite...

 

booked.net

DO SEU INTERESSE

Curiosidades

INDÚSTRIA E COMÉRCIO

Recente no Site

AFP Advogados de Lisa Montgomery alegaram que sua cliente tem problema de saúde mental Lisa...
Por A Tribuna Piracicabana A deputada Professora Bebel fez a solicitação ao prefeito Luciano...
*Atualizada pela última vez às 18h43 de 6 de janeiro de 2020 Apoiadores do presidente americano...

Notícias Nacionais

Parceiros & Apoiadores

Notícias Gastronomia

Por Receitas e Temperos Uma receita saudável, leve e rica em sabor, com certeza vai saciar completamente seu paladar. {loadposition patrocinador} INGREDIENTES: 4 filés de peixe (sem...

COLABORAÇÃO: Azuma Kirin® Seja para um encontro informal ou ocasiões especiais, este drink de saquê com maracujá é perfeito para servir aos convidados! {loadposition patrocinador} Tem dias que...

COLABORAÇÃO: Vanessa Figueiredo  Aprenda esta prática receita de taça de beijinho com chocolate e saboreie com toda sua família! Faça esta saborosa taça de beijinho com chocolate em apenas...

Sabor de Casa  Nada melhor para encerrar uma boa refeição do que a cereja do bolo: a sobremesa. Confira abaixo a receita de tiramisu, a tradicional (e super energética!) sobremesa...

RELIGIÃO

Medida busca aumentar participação feminina na vida litúrgica. O papa Francisco editou um decreto que abre oficialmente os ministérios do acolitato e do leitorato, também chamados de “ordens menores”, às mulheres. {loadposition patrocinador} A...

DEVOCIONAL “Durante quarenta anos no deserto, tu os sustentaste, e nada lhes faltou. As suas roupas não se estragaram, e os seus pés não ficaram inchados.”Neemias 9:21 – NTLH A Bíblia diz que nada faltou ao povo de Israel nos 40 anos em que...

Frei Josielio da Silva Oliveira, OFM Vivemos um cristianismo sem Cristo… Imagem ilustrativa (fonte: Cathopic) Estacionamos em nossas verdades egocêntricas e, em nome de nosso “bem-estar espiritual”, executamos uma guerra sentados no cômodo sofá...

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account