Compartilhe
Pin It

ovoc cozidos120121Thinkstock - Consumo diário de ovos pode ser bom para a saúde

É fácil de cozinhar, tem proteína e é saboroso.

O ovo é um fiel companheiro do café e do pão no café da manhã em muitos países.

Seus altos índices de proteínas e vitaminas A, D e B12 fazem dele um alimento cheio de nutrientes que costuma ser recomendado por especialistas.

Por outro lado, um de seus principais componentes é a gordura, relacionada ao aumento do colesterol no sangue, o que pode levar a problemas cardíacos.

Portanto a pergunta: é saudável comer ovos todos os dias?

Sem medo

A maioria das pessoas saudáveis pode comer até sete ovos por semana sem que isso aumente o risco de incidência de doenças do coração, escreve o cardiologista Francisco López-Jimenez na página de internet da Clínica Mayo, dos Estados Unidos.

Diversos estudos mostraram que o consumo de um ovo por dia pode até prevenir alguns tipos de infarto, segundo o especialista.

Um estudo de 1999 da Universidade de Harvard, que analisou 115 mil pessoas durante uma década, concluiu que comer um ovo diariamente não levaria a um aumento do colesterol no sangue.

Alguns acreditam que o ovo pode ser a principal fonte de gordura de uma refeição, mas na realidade deveríamos nos preocupar mais com as gorduras saturadas.

Essa advertência foi feita pelo sistema público de saúde da Grã-Bretanha (NHS), que recomenda reduzir o consumo de alimentos como salsicha, presunto, manteiga e óleo - que têm um efeito maior sobre a quantidade de colesterol no sangue do que os ovos.

"Para aqueles que já têm altos índices de colesterol no sangue, o melhor é limitar o consumo de ovos a dois ou três por semana", disse à BBC Mundo a nutricionista Margaret Brown, da clínica Mayo.

Qual é a forma mais saudável de comer ovos?

<a href=
Thinkstock -
Fritar ovos em óleo aumenta a quantidade de gordura em 50%, sgundo o NHS

Já que sabemos que comer um ovo de galinha por dia pode ser considerado benéfico para a saúde - então podemos começar a saborear diariamente um ovo frito com sal, certo?

Não é bem assim. Os diferentes preparos do alimento também transformam o seu impacto para a saúde.

Os ovos pochê são os mais recomendados pelos médicos. Há diferentes formas de cozinhá-los. Uma delas é cozinhá-los sem casca em água muito quente, mas não fervente. O tempo de cozimento não deve exceder quatro minutos.

Mas se seus dotes culinários não estão à altura desta técnica, cozinhar os ovos é a segunda alternativa recomendada, pois desse modo a gema preserva a maioria de seus nutrientes.

Ovos fritos ou mexidos são as maneiras menos recomendadas de consumi-los. Isso porque nessas formas de preparo as gorduras naturais são oxidadas, afirmou à BBC Mundo a especialista em nutrição integrativa Rebecca Eisenmann.

Além disso, fritá-los em óleo aumenta a quantidade de gordura em 50%, segundo o NHS.

Se ainda assim sua preferência são ovos fritos, a nutricionista Margaret Brown recomenda que você adicione à panela o mínimo possível de gordura. Algumas formas de fazer isso são usar óleo de canola ou óleo vegetal em spray.

Que tipo de ovos comprar?

<a href=
Thinkstock -
Optar por ovos ôrgânicos é bom, mas depende de orçamento, segundo especialista

Com a nova moda de comer produtos orgânicos, é válido perguntar se é melhor consumir ovos de galinhas criadas em pequenas granjas ou produzidos de forma industrial.

A opção orgânica é boa, mas tudo depende do orçamento do consumidor, segundo Brown.

"O principal é que o produtor mantenha os ovos livres de germes nos processos de lavagem, embalagem e transporte", disse.

Para Eisenmann, porém, a gema é de melhor qualidade se o animal tiver se alimentado com nutrientes encontrados em área para pasto e tenha ficado em contato com o sol - procedimentos característicos de pequenas granjas.

A clara alimenta da mesma forma que a gema?

A gema concentra a maior quantidade de proteína dos ovos. Mas duas claras contêm quase a mesma quantidade de proteínas de um ovo inteiro, de acordo com Margaret Brown.

"Se você quer limitar seu consumo de colesterol, uma boa alternativa é preparar um omelete de claras", disse ela.

Porém, na clara há uma proteína que pode causar alergias alimentares. Por isso, não é bom abusar do consumo delas.

Os especialistas consultados concordam que apesar do ovo ser uma das mais valiosas fontes de proteína animal, seu consumo deverá ser ajustado às necessidades da dieta de cada pessoa.

 

 

 

 

FONTE: https://www.bbc.com/portuguese/geral-36453918

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

CULTURA E ARTE

Cancelado ou adiado: saiba como a Covid-19 mudou o Carnaval no Brasil em 2021

ESPORTES

América-MG e Chapecoense garantem vaga na elite e Série B tem 11 times na briga por 2 vagas

Por Redação do ge — Recife Times mineiro e catarinense não podem mais ser alcançados nas quatro rodadas restantes por...

Análise: Palmeiras flerta com tragédia cinematográfica, mas sobrevive ao River no fim

Por José Edgar de Matos — São Paulo  Weverton e a correção de decisões do árbitro pela tecnologia impediram uma noite...

 

booked.net

DO SEU INTERESSE

Curiosidades

INDÚSTRIA E COMÉRCIO

Recente no Site

AFP Advogados de Lisa Montgomery alegaram que sua cliente tem problema de saúde mental Lisa...
Por A Tribuna Piracicabana A deputada Professora Bebel fez a solicitação ao prefeito Luciano...
*Atualizada pela última vez às 18h43 de 6 de janeiro de 2020 Apoiadores do presidente americano...

Notícias Nacionais

Parceiros & Apoiadores

Notícias Gastronomia

Por Receitas e Temperos Uma receita saudável, leve e rica em sabor, com certeza vai saciar completamente seu paladar. {loadposition patrocinador} INGREDIENTES: 4 filés de peixe (sem...

COLABORAÇÃO: Azuma Kirin® Seja para um encontro informal ou ocasiões especiais, este drink de saquê com maracujá é perfeito para servir aos convidados! {loadposition patrocinador} Tem dias que...

COLABORAÇÃO: Vanessa Figueiredo  Aprenda esta prática receita de taça de beijinho com chocolate e saboreie com toda sua família! Faça esta saborosa taça de beijinho com chocolate em apenas...

Sabor de Casa  Nada melhor para encerrar uma boa refeição do que a cereja do bolo: a sobremesa. Confira abaixo a receita de tiramisu, a tradicional (e super energética!) sobremesa...

RELIGIÃO

Medida busca aumentar participação feminina na vida litúrgica. O papa Francisco editou um decreto que abre oficialmente os ministérios do acolitato e do leitorato, também chamados de “ordens menores”, às mulheres. {loadposition patrocinador} A...

DEVOCIONAL “Durante quarenta anos no deserto, tu os sustentaste, e nada lhes faltou. As suas roupas não se estragaram, e os seus pés não ficaram inchados.”Neemias 9:21 – NTLH A Bíblia diz que nada faltou ao povo de Israel nos 40 anos em que...

Frei Josielio da Silva Oliveira, OFM Vivemos um cristianismo sem Cristo… Imagem ilustrativa (fonte: Cathopic) Estacionamos em nossas verdades egocêntricas e, em nome de nosso “bem-estar espiritual”, executamos uma guerra sentados no cômodo sofá...

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account