fbpx

Compartilhe
Pin It

Tácio Lorran 

Segurados que não fizeram a comprovação de vida entre março de 2020 e abril de 2021 não terão benefício bloqueado

previdencia260221

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou, nesta sexta-feira (26/2), o calendário da retomada da prova de vida, suspensa desde março do ano passado devido à pandemia.

O retorno será feito de forma gradual, a partir de maio. O cronograma foi publicado em portaria no Diário Oficial da União (DOU).

Inicialmente, os segurados que têm competência de vencimento da comprovação de vida em março ou abril deverão realizar a prova de vida já em maio. Já quem tem competência em maio e junho deverá fazer o procedimento em junho, e assim sucessivamente.

Dessa maneira, o bloqueio resultante da falta de prova de vida aos beneficiários residentes no Brasil seguirá de forma escalonada, conforme o cronograma:

<a href=
Calendário da retomada da comprovação de vida do INSS

Em nota, o INSS disse assegurar que os aposentados e pensionistas que não fizeram prova de vida entre março de 2020 e abril de 2021 não terão os benefícios bloqueados.

De acordo com a norma, a rotina e as obrigações contratuais estabelecidas entre o INSS e a rede bancária que paga os benefícios permanecem, e a comprovação da prova de vida deverá ser realizada normalmente pelos bancos.

<a href=
Fonte: Unsplash

Como funciona

Em situações normais, a prova de vida é feita pelo segurado anualmente, para comprovar que ele está vivo e garantir que o benefício continue sendo pago.

Todo o processo poderá ser feito por um aplicativo. Antes, o aposentado ou pensionista, por exemplo, tinha que comparecer presencialmente ao banco em que recebe o benefício e apresentar um documento de identificação com foto.

Na terça-feira (23/2), o INSS detalhou como a prova de vida será feita. Pelo aplicativo Meu INSS, o beneficiário será avisado da necessidade de fazer a prova de vida e será direcionado ao aplicativo Meu Gov.Br, para a atualização das informações.

O processo usará a biometria facial. Além disso, o INSS usará a base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“A pandemia nos obrigou a tomar algumas atitudes que já tomaríamos, mas tivemos que fazer mais rapidamente. A população ganha pela segurança e praticidade. O governo ganha pela praticidade e agilidade. Com isso, os servidores poderão fazer outras coisas”, disse o secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco.

 

 

 

 

FONTE: https://www.metropoles.com/brasil/economia-br/inss-divulga-calendario-da-retomada-da-prova-de-vida-confira

Comments fornecido por CComment

DO SEU INTERESSE

Curiosidades

INDÚSTRIA E COMÉRCIO

Recente no Site

Autor: CCS O Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba (Fussp) recebeu no último dia 14/04 uma...
Por Reuters O Ministério Público Federal (MPF) enviou um pedido de informações complementares a...
polishnews O chefe da diplomacia russa, Sergei Lavrov, anunciou na sexta-feira que a Rússia...

Notícias Nacionais

Parceiros & Apoiadores

Notícias Gastronomia

Redação Nova Mulher É possível fazer Pizza Hut em casa sem muitos segredos. Abaixo relevamos os truques. Confira! {loadposition apoiador-estilo-vida} INGREDIENTES DO MOLHO 1 molho de...

Metro World News A dica saborosa foi compartilhada no Youtube pelo canal especializado ‘Receitas de Pai’, com o tutorial completo. Confira uma receita prática e deliciosa de pizza de frigideira...

Por: Gabriela Rassy Ovos em nuvem – ou cloud eggs – são a nova obsessão coletiva do Instagram. A receita pode até não ser nova nem complicada, mas viralizou e ocupou tudo quanto é perfil na rede...

André Rochadel Saborosa, colorida e pode ser tanto uma entrada quanto o prato principal {loadposition apoiador-gastronomia} Nada como um prato de simples preparo que fica delicioso e ainda pode...

RELIGIÃO

Frei Jacir de Freitas Faria O evangelho sobre o qual vamos refletir hoje é Jo 6,1-5. Trata-se da multiplicação dos pães. Essa passagem é mais conhecida por nós pelos relatos dos evangelhos sinóticos de Marcos (Mc 6,32-44; 9,1-17), Mateus (Mt 14,...

Helio & Deise Peixoto “Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida.”1 João 5:12 {loadposition apoiador-estilo-vida} O que, de fato, todas as pessoas procuram? Vida. Vida no seu dia a dia, nos seus...

Helio & Deise Peixoto “E a língua é uma chama de fogo. Está cheia de maldade e envenena todos os membros do corpo. E é o próprio inferno que ateia fogo à língua, que pode transformar toda a nossa vida numa chama ardente de destruição e...

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account