Por G1 Piracicaba e Região
Segundo a prefeitura, 15 mil kits estão disponíveis para a fase inicial e a previsão é realizar 140 testes a mais por dia. Veja lista de unidades que passam fazer o procedimento.
Secretaria de Saúde realizou capacitação para ampliação de testagem para Covid-19 — Foto: Divulgação/ Secretaria de Saúde de Piracicaba
A Prefeitura de Piracicaba (SP) anunciou nesta terça-feira (12) que vai criar mais sete postos para exame do PCR-RT (Proteína C-Reativa), capaz de diagnosticar a Covid-19 na fase inicial da doença, do terceiro ao sétimo dia de sintoma.
Desde o início da pandemia, em março de 2020, o teste vem sendo realizado apenas no Centro de Triagem do Coronavírus, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Piracicamirim.
Segundo a administração, a partir desta quarta-feira (13), mais três postos de saúde vão oferecer o mesmo serviço: Centro de Referência em Atenção Básica (Crab) Vila Cristina, Crab Mário Dedini e Unidade Básica de Saúde (UBS) Caxambu. O Crab Cecap e a UBS Centro começam a realizar o procedimento na próxima semana e outras duas unidades serão definidas nos próximos dias.
Segundo o secretário de Saúde, Filemon Silvano, com a descentralização dos pontos para a realização do teste a população não precisará mais se deslocar por longas distância para saber se está ou não com a Covid-19, o que reduz o risco de contágio.
“Além da UPA, que continuará com o serviço, um posto em cada região da cidade amplia e qualifica o atendimento, que se torna mais rápido e eficaz, reduzindo o potencial de disseminação do vírus decorrente da circulação do paciente pela cidade”, explicou, em nota.
Estimativa de testagem
Estão previstos 20 testes por dia em cada unidade, equivalente 140 coletas diárias. As unidades funcionarão de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 15h, sob agenda.
A prefeitura informou que já comprou os insumos necessários à ação - avental impermeável, gorro, face shield, óculos, luvas e tesouras - e os kits de exame, com tubo, cotonete e gelox foram encaminhados pelo Ministério da Saúde.
O almoxarifado da Secretaria de Saúde conta com 15 mil kits para a fase inicial.
Após a coleta, o material é encaminhado ao Laboratório Municipal, que cadastra o paciente no sistema de controle e o resultado do exame pode ser visualizado pelo aplicativo da Vigilância Epidemiológica, o site da prefeitura.
A logística de transporte do material coletado ficará sob responsabilidade do Sistema de Transportes Internos da Secretaria de Saúde (SITSS).
Capacitação
Enfermeiros e técnicos de enfermagem do Departamento de Atenção Básica (DAB), da Secretaria de Saúde, foram capacitados nesta terça-feira, no Núcleo de Treinamento do Centro de Vigilância em Saúde (Cevisa), para a realização dos testes.