Terça 20 Outubro 2020
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Compartilhe
Pin It

Postado por: Adriano Silverio

A metrologia industrial é um conceito relativamente novo que tem ganhado um grande espaço nesse mercado em virtude dos benefícios observados na aplicação.
Com isso, muitas corporativas passaram a ter interesse sobre o tema, mas o que será a metrologia industrial? Quais os requisitos para aplicá-la?

metrologia industrial

Para resolver estas e outras questões, no material de hoje estamos trazendo algumas informações acerca deste tema, que certamente auxiliarão na compreensão da aplicação.

Então, se deseja saber mais sobre o assunto e entender os benefícios para o setor industrial, continue sua leitura!

O que é a metrologia?

Quando falamos em metrologia nos referimos à ciência responsável por estabelecer diferentes métodos de medição, a fim de adequá-los às mais diversas necessidades da humanidade.

É por meio da metrologia que foi possível se estabelecer algumas unidades de medidas comuns a todo o mundo, como é o caso dos centímetros e das polegadas.

Isso atribui uma uniformidade muito maior no que diz respeito às medidas, pois garante maior exatidão e confiabilidade em todos os setores que fazem uso dessa ciência.

Publicidade

É possível considerar que a metrologia é uma das principais responsáveis pelo enorme avanço sofrido pela humanidade no que diz respeito à criação de novas tecnologias e evoluções do mercado.

Por isso, atualmente é bem difícil citar uma área profissional que não se beneficie da metrologia, incluindo as indústrias, e a seguir veremos sobre as vantagens observadas nesse setor!

Como esta ciência pode ser aplicada na indústria?

Como vimos, a metrologia é uma ciência de extrema importância para diversos aspectos da vida e atividade humana, de forma que as indústrias não ficam de fora desse grupo.

Embora de início possa parecer confuso entender esse conceito, basta pensar na principal atividade das indústrias, que é a produção de bens materiais, que devem respeitar unidades de medidas.

A atuação do setor industrial se dá principalmente para a produção de materiais de forma contínua e linear, o que é estabelecido por meio do chamado controle de qualidade.

Mas, de que forma é possível determinar que uma peça passe pelo controle de qualidade, se esta análise não for realizada por meio dos conceitos de medição?

Qualquer tipo de medida, estando esta relacionada a peso, largura, dimensão ou qualquer outro quesito, certamente faz parte das unidades propostas pela metrologia industrial.

Apoio Cultural

Por isso, desde que as indústrias surgiram é praticamente impossível dizer que a metrologia não é essencial para as suas atividades.

E, a cada ano que passa, com as intensas inovações do mercado, se faz cada vez mais necessário investir em métodos ainda mais avançados propostos por essa área da ciência.

A seguir veremos como pode ser feita a inclusão destes conceitos da melhor forma possível, então confira!

  1. Entenda a respeito dos principais conceitos da metrologia

Não há como fazer uso da metrologia industrial sem conhecer os principais conceitos dessa ciência.

Isso porque, antes de pretendermos aplicar as unidades de medidas a qualquer finalidade, é fundamental compreender a fundo sobre elas, a fim de que seja possível analisar o que é melhor para cada atividade.

Anteriormente dissemos que a metrologia industrial é fundamental para a realização do controle de qualidade, mas devemos ressaltar que esta não é a única área que pode se beneficiar.

Uma boa indústria conta com diversos setores, geralmente divididos de acordo com os processos de produção, o que exige conhecimentos de metrologia específicos para suprir as necessidades.

Por isso, se você deseja incluir de forma certeira a metrologia em sua indústria é muito importante que entenda sobre estes conceitos.

O profissional mais qualificado para te auxiliar nessa questão é um engenheiro, em especial o engenheiro de produção, que entende bem sobre o setor.

Então, se possível, não deixe de contar com esse tipo de colaborador em sua indústria, pois será vantajoso para o bom funcionamento de todos os processos!

  1. Conhecimento a respeito de gestão e logística é fundamental 

Como foi possível conferir, a metrologia é uma área bastante extensa, que pode ser aplicada a praticamente todos os setores da vida.

Por isso, quem pretende investir nessa ciência, deve antes de tudo aprender sobre os principais conceitos de gestão e logística.

Estes são importantes para determinar os pontos mais importantes para o tipo de indústria em questão, a fim de realizar as melhores escolhas relacionadas a medição.

Apoio Cultural

A boa notícia é que este tipo de conhecimento não está tão distante, uma vez que existem cursos online próprios para este fim, que disponibilizam os conteúdos mais importantes do assunto.

Essa é uma boa alternativa para quem não pode contratar alguém especializado no assunto, ou que até entende sobre o tema, mas gostaria de se atualizar sobre as novidades do mercado.

Por isso, não deixe de procurar por uma boa plataforma de cursos online, já que esta representa uma excelente opção para entender sobre os conceitos básicos, antes de partir para a aplicação da metrologia industrial!

  1. Aposte em tecnologia

O mercado da metrologia, em especial quando aplicada à indústria, é extremamente extenso, já que conta com diversas opções, com as mais avançadas tecnologias.

Por mais que muitos considerem bobagem, as novas tecnologias da metrologia são indispensáveis para quem deseja melhores resultados de forma ainda mais prática e eficiente.

Além disso, não podemos nos esquecer que a metrologia industrial é um meio importante de garantir maior segurança, qualidade e confiança na produção, o que só pode ser garantido por meio de bons recursos.

Apoio Cultural

Por isso, se você deseja investir na metrologia para a sua indústria, aposte em tecnologia, em especial nas mais recentes, pois isto te poupará um bom trabalho, além de garantir maiores resultados, que serão convertidos em lucratividade.

É importante ressaltar que nem sempre a melhor tecnologia de metrologia industrial se dará pelo maior preço, sendo fundamental fazer boas pesquisas para que seja possível selecionar as melhores opções.

Para isso, as dicas sobre qualificação que demos anteriormente podem auxiliar, então não deixe de procurar por cursos e opções de estudo!

Estas foram as informações a respeito da metrologia industrial, então agora que sabe mais sobre o assunto, não deixe de amadurecer essa ideia, que poderá ser um fator importante para o crescimento do seu negócio!

Publicidade

 

 

 

industria hoje

FONTE: https://industriahoje.com.br/como-funciona-a-metrologia-industrial

CULTURA E ARTE

Disco de vinil voltou! E agora para ficar, com vendas superiores ao CD

Por Letícia Bilard* - Metro Jornal Pela primeira vez em 34 anos, bolacha ultrapassou CD nos Estados Unidos. No Brasil,...

ESPORTES

Após ida de diretores ao Equador, Palmeiras vive dia decisivo para fechar com Ramirez

Sem técnico desde a demissão Vanderlei Luxemburgo, o Palmeiras trabalha para viabilizar a contratação de sua primeira...

Entenda por que Soteldo não se empolga com proposta árabe e faz jogo duro para sair do Santos

Por Gabriel dos Santos — Santos, SP Peixe já disse "sim" para oferta de cerca de R$ 40 milhões do Al Hilal, mas...

 

booked.net

DO SEU INTERESSE

INDÚSTRIA E COMÉRCIO

Edison Veiga - De Milão para a BBC News Brasil No dia 12 de outubro de 1923, o Rio de Janeiro, então capital federal, sediou um evento que reuniu estudiosos de infância e políticos de vários...

Mariana Schreiber - @marischreiber - Da BBC News Brasil em Brasília No momento em que repercute internacionalmente a queimada de florestas na Amazônia e no Pantanal, o Parlamento Europeu...

Postado por: Adriano Silverio A metrologia industrial é um conceito relativamente novo que tem ganhado um grande espaço nesse mercado em virtude dos benefícios observados na aplicação.Com isso,...

Por Cláudia Rivoiro Em março, quando foram anunciadas as primeiras medidas de restrição devido a pandemia da Covid 19, A Bic, assim como todas as empresas do país se encontraram diante de uma...

Por Redação A Natura é a empresa mais inovadora do mercado brasileiro, revelou a nova edição do Prêmio Valor Inovação Brasil, levantamento desenvolvido pela PwC  e pelo Valor Econômico. No...

Por Redação O que esperar do varejo digital depois da pandemia? Como a quarentena influencia a forma como o varejista deve vender agora? Essas e outras dúvidas foram discutidas pelo Gerente...

Recente no Site

Ricardo Senra - Da BBC News Brasil em Londres "O coronavírus nunca me afastou", anuncia um dos...
Por Redação A nova nota de R$ 200 já está em circulação no mercado brasileiro desde o início de...
Por Gilberto Costa e Mariana Tokarnia Repórteres da Agência Brasil - Brasília e Rio de Janeiro...

Parceiros & Apoiadores

Jequiti

Notícias Gastronomia

  Uma comidinha feita em casa é sempre muito mais gostosa… Além de selecionar os ingredientes, você adiciona todo seu carinho. Cozinhar deve ser um prazer, e uma refeição em família é sempre...

Por Metro Jornal O empanado do KFC é reconhecido por muitos como o melhor, mas qual será o segredo deles? O site Tablespoon revelou algumas dicas para conquistar um empanado extremamente crocante....

GSHOW Receita tradicional da família da Marcela, do BBB20, leva apenas 3 ingredientes; confira o preparo realizado pela chef Eliane Meireles Rocambole de Leite em Pó — Foto: Eliane Meireles/TV...

RELIGIÃO

Pe. Ademir Guedes Azevedo, cp Imagem de Dirk van Baburen (Domínio público/Wikimedia Commons) A pregação sobre Deus nunca perdeu seus aspectos de grandeza. Parece que sempre buscou-se garantir a transcendência, mas divorciada da imanência. A...

 Gilton Medeiros “… e quem está sujo suje-se ainda…” Apocalipse 22:11 Deixe o lixo fora de sua casa! Foto: Pexels Ninguém, em sã consciência, apanha lixo nas ruas e traz para dentro de casa. Qualquer um que fizesse isso seria...

Um estudante da sabedoria, rogando ao seu instrutor lhe explicasse qual a melhor maneira de livrar-se do mal, foi por ele conduzido a uma fonte que deslizava, calma e cristalina, e, seguindo-lhe o curso, observou: Foto de Skyler Ewing no Pexels -...

ESTILO DE VIDA

Lavar as mãos é mais importante hoje do que nunca, mas você faz isso antes e depois de fazer sexo com alguém? Peter Cade/Getty Images - Você mantém bons hábitos de higiene sexual? Pode ser desconfortável — como interromper o ato e perguntar ao seu parceiro sexual: "querida, você lavou as mãos?" — mas os sexólogos insistem que essa regra de higiene pessoal é essencial nos relacionamentos íntimos. É um passo simples para evitar, por exemplo, uma candidíase (infecção genital causada por um fungo). "Limpar as mãos, boca e dentes é vital, já que esses órgãos costumam intervir durante as...

Divulgação
Banner Espaço Reservado 1
Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account